quinta-feira, 10 de novembro de 2022

MELANOMA, O CÂNCER DE PELE MAIS AGRESSIVO

 Entre os tumores de pele, o mais agressivo dos câncer é o melanoma maligno, isso porque esta doença que afeta as células responsáveis pela pigmentação da pele quando em estágio avançado, com frequência é responsável por metástases, invasão das células cancerígenas para outros órgãos.

Quanto mais antigo maior o risco de metástase pois a doença invade a pele

COMO IDENTIFICAR O MELANOMA?

O melanoma pode se apresentar em qualquer parte do corpo, inclusive em área que não são expostas ao sol. Pode surgir em cima de lesões antigas ou diretamente na pele. Na maioria dos casos como uma mancha escura, preta, castanha escura, com bordas e contornos irregulares. O melanoma também pode aparecer em mucosas e até mesmo no leito das unhas. 

COMO TRATAR O MELANOMA ?

O melanoma deve ser tratado inicialmente com cirurgia, cuidadosamente planejada para assegurar que toda lesão foi retirada com boa margem de segurança para diminuir o risco das perigosas metáteses. A lesões menores tem maior chance de serem curadas. 

Além da retirada da lesão cirurgicamente faz-se necessário radioterapia, quimioterapia e imunoterapia de acordo com o estadiamento da lesão.

 veja foto de melanomas em fase inicial:


Muitas vezes confundido com uma pequena mancha ou sinal na pele , inicialmente sem apresentar qualquer desconforto.

Em uma fase mais avançada a lesão pode apresentar deformidades mudando o aspecto de antigos sinais e apresentando algum desconforto como coceira . 


A dica final é que suspeite de toda mancha que muda sua forma, cor, tamanho ou apresenta algum tipo de incomodo e procure o especialista para os exames adequado e tratamento. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário