quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Como reconhecer o câncer de pele

A forma como se apresenta o câncer de pele é muito variável, mas deve--se suspeitar de qualquer lesão que não cicatriza em áreas expostas ao sol. A doença pode se iniciar como um pequeno nodulo ou mesmo uma área elevada na pele, com aspecto grosseiro e descamação, ou ainda ulcera ou ferimento que não cicatriza. Em alguns pacientes, a parte principal da lesão pode se localizar abaixo do nível da pele. Eventualmente, o tumor apresenta uma úlcera na sua parte central .

Câncer de pele inicial, um pequeno ferimento superficial 

Desconfie de qualquer ferimento que não responde ao tratamento correto, ou qualquer sinal novo ou mesmo antigo que esteja crescendo, mudando de cor ou de forma. 


Em sua forma inicial, o câncer de pele conhecido como Carcinoma Celulas escamosas  é curado com a sua retirada completa por meio de um procedimento cirúrgico relativamente simples .

É sempre bom lembrar que a exposição ao sol aparece como um dos principais fatores responsáveis capaz de provocar essa doença. Sendo as pessoas de pele clara os mais vulneráveis. 

Sendo assim as medidas de prevenção incluem :

  • Evitar o sol: procurar a sombra, diminuir as atividades fora de casa das 10 h às 16 h (quando os raios solares são mais intensos) e evitar banhos de sol e câmaras de ultravioleta.

  • Usar roupas protetoras: camisas de manga longa, calças compridas e chapéus de aba larga.

  • Uso de fotoprotetores: pelo menos com FPS 30 com proteção UVA/UBV de amplo espectro, usado diretamente (reaplicados a cada 2 horas e depois de nadar ou suar); não deve ser usado para exposição solar prolongada

Nenhum comentário:

Postar um comentário